Plantão
CULTURA

FestFIM chega na metade de sua programação garantindo mais 90 horas de atividades artísticas

Publicado dia 02/04/2021 às 22h42min
O FestFIM é um festival internacional de artes integradas, não-competitivas, totalmente online e direcionado exclusivamente para a apresentações de trabalhos de artistas paulistas

Em três dias de evento e mais de 60 horas de atividades e espetáculos culturais, o FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo, chega na metade da programação, que vem acontecendo no site da Cia. Apocalíptica (www.ciaapocaliptica.com/) e nas mídias sociais YouTube, Facebook e Instagram (@cia.apocaliptica) desde segunda-feira, dia 29 de março.

Com apresentações internacionais da Áustria e Argentina, estreias de coletivos de São José do Rio Preto e Campinas, o Festival ainda conta com uma extensa programação de atividades formativas que acontecem até o último dia de festival (4), seguindo o plano de contingência do Estado de São Paulo e todas as normas de proteção dos Decretos Municipal e Estadual.

“O início do 2º FestFIM foi eletrizante com apresentações de 3 países diferentes, uma feira de teatro lambe-lambe online além das estreias que foram um sucesso total incluindo a prata da casa (o coletivo Nós por Nós), agora começam as lives que sempre instiga mais a plateia" Lawrence Garcia, diretor geral do Festival e da Cia. Apocalíptica. 

Quinta e sexta

Hoje (1), no “Almoço do Fim do Mundo” o debate é sobre "Ocupação de espaços políticos pelos artistas" com Flávio Racy, Luis Valente e Mariana Massonetto, todos são da FLIGSP. Às 17h, começa a gravação da peça “E a Casa Caiu”, da artista Daiane Baumgartner, de Rio Claro. Os internacionais acontecem às 19h, com “Oskar - A Integração pela Diferença” de Joana Nogueira, de Portugal e às 20h, “Akllasumaq: le elegida por su blleza” Com Otra Vuelta Teatro, da Argentina. Já às 21h, o coletivo O Bardo, de Campinas, estreia o áudio drama “O Céu que Cai Sobre a Terra”.

Amanhã (2), o Festival apresenta três lives, às 17h, o grupo CataVento apresenta o “CantaVento 20 anos!”,  o Barracão Teatro, ambos de Campinas, apresenta o Daimonia, às 19h, que aborda de uma maneira cômica a transição do Politeísmo para o Monoteísmo. Já o Pandêmica Coletivo Temporário de Criação de São Paulo apresenta a estreia do “De Passagem ou Que Ano Louco 2020”, às 21h. A apresentação internacional San Román, da Bolívia, será transmitida às 20h.

Sábado e domingo

No penúltimo dia (3), o destaque fica com Flávia Piquera e Kauê de Oliveira, que apresentam o espetáculo Percutería Flamenca, às 19h. Após, às 20h, o Grupo de Teatro Girassol, apresenta a peça “Mar me quer”, que conta a história de amor e conquista à beira do mar, com segredos e confissões, entre Luarmina e o despreocupado Zeca Perpétuo. O artista Duo Passarim realiza a estreia do seu solo “Versos de Quarentena ou o Sarau do Fim do Mundo” e às 22h, o Grupo AL Borde apresenta “Vaca”, que tem como ponto de partida o universo das amantes.

E fechando a programação no dia 4, a Cia Cornucópia de Teatro, de Ribeirão Preto, apresenta às 17h “Um Golinho Só”, que apresenta uma visão a cerca da água, esse elemento natural tão utilizado. Já a Companhia de Danças de Diadema realiza o premiado “Força Fluida" e a Cia. TecnoMágicas de Santo André, encantará os telespectadores às 21h com o “IllusiOnLine - Mágica Virtual”. Neste dia, o Festival receberá uma apresentação especial do espetáculo “Humans in Shanghai”, da (China).

Junto da alegria e da inquietude que o FestFIM leva ao espectador, mais de 200 artistas participaram da realização do Festival que contou com aproximadamente 130 horas de apresentações e atividades em 15 vertentes artísticas.

“O formato online nos proporciona mostrar ao mundo a qualidade de peças e apresentações de grupos e coletivos que criam durante a pandemia, que desafiam o ambiente de casa e tornam toda essa situação em algo criativo, além de nos aproximar de espetáculos e atividades de diversas cidades do Estado e de países como Áustria, Moçambique, Portugal, Angola, Argentina, Bolívia e China”, complementa Lawrence.

Mais informações sobre a 2ª FestFIM estão disponíveis no link www.ciaapocaliptica.com/festfim2.

Confira a programação completa:

Dia 1

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto (Ribeirão Preto)

Das 10h às 12h - A Palavra na Boca da Atriz e do Ator (Atividade Formativa), com Juliana Calligaris (São Paulo)

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com a Cia. Apocalíptica

Das 15h às 16h30 - Projeto Valor: Outras Operações (Atividades Formativas), com Clarissa Sacchelli e Laura Salerno  (São Paulo)

Das 16h30 às 18h30 - Criação de Roteiros para o Fim do Mundo (Atividades Formativas) com Fernando Huega (Catanduva)

Das 17h às 18h - E a Casa Caiu! (Gravações) Com Daiane Baumgartner (Rio Claro)

Das 17h30 às 19h - Filosofía, Política e Arte (Atividades Formativas), com Jabá com Jaca (São José do Rio Preto)

Ás 19h - Oskar - A Integração pela Diferença - Joana Nogueira (Portugal)

Das 20 às 21h - Akllasumaq: le elegida por su belleza (Argentina) Com Otra Vuelta Teatro

Das 21h às 22h - O Céu que Cai Sobre a Terra (Estreia/ Grupo) com O Bardo (Campinas)

Às 22h – Ab Urbe Condita (Gravação) Cia. Apocalíptica

 

Dia 2

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto (Ribeirão Preto)

Das 10h às 12h - Processos de Criação de Performances em Vídeo (Atividades Formativas), com Amanda Stahl (Indaiatuba)

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com a Cia. Apocalíptica

Das 14h às 17h - Oficina Drag Acrobática Circense (Atividades Formativas) com Dani Barros da Cia. Circo Soul (Franca)

Das 14h às 17h - Literatura Infantil: Um Diálogo Entre os Livros e as Infâncias (Atividades Formativas) com Sutilezas Poéticas (São José do Rio Preto)

Das 17h às 18h - CantaVento 20 anos! (Live/ Grupo) Com CantaVento (Campinas)

Das 19h às 20h - Daimonia (Live/ Grupo) Com Barracão Teatro (Campinas)

Das 20h às 21h - San Román (Bolívia) Com Escuela de Arte y Talentos

Das 21h às 22h - De Passagem ou Que Ano Louco 2020 (Estreia/ Grupo) com Pandêmica Coletivo Temporário de Criação (São Paulo)

 

Dia 3

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto (Ribeirão Preto)

Das 10h às 12h - Grafias da Expressão Física: Uma Abordagem Virtual (Atividades Formativas), com Vinicius Francês (Rio Preto)

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com a Cia. Apocalíptica

Das 13h30 às 14h - Denegrindo Saberes (Live/ Solo) Com Mana Bella (São Paulo)

Das 15h às 17h - Oficina de Tirinhas no Clip STUDIO Paint (Atividades Formativas) com Wesley Estácio do Capivara LABS (Rio Preto)

Às 17h – A Mochila Amarela (Gravação) Cia. Apocalíptica

Das 19h às 20h - Percutería Flamenca (Live/ Grupo) Com Flávia Piquera e Kauê de Oliveira (Rio Preto)

Das 20h às 21h - Mar me Quer (Moçambique) Com Grupo de Teatro Girassol

Das 21h às 22h - Versos de Quarentena ou o Sarau do Fim do Mundo (Estreia/ Solo) com Duo Passarim (Rio Preto)

Das 22h às 23h - Vaca (Live/ Solo) Com Al Borde (São Paulo)

 

Dia 4

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto (Ribeirão Preto)

Das 10h às 12h - O Teatro Negro em São Paulo - Dramaturgía e Memória (Atividades Formativas) com Jéssica Nascimento (São Paulo)

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com a Cia. Apocalíptica

Das 13h30 às 14h - Viola Caipira e Berimbau da Capoeira - Cantigas de Viola e de Capoeira (Live/ Grupo) Com Caipirapoeira (Rio Preto)

Das 15h às 16h30 - Harmonia Abstrata (Atividades Formativas), com Edson Raposeiro (Rio Preto)

Das 17h às 18h - Um Golinho Só (Gravações) Com Cia Cornucópia de Teatro (Ribeirão Preto)

Das 19h às 20h - Força Fluida (Gravações) Com Companhia de Danças de Diadema (Diadema)

Às 20h - Humans in Shanghai (China)

Das 21h às 22h - IllusiOnLine - Mágica Virtual (Live/ Grupo) Com Cia. TecnoMágicas (Santo André)

 

Sobre o Festival

O FestFIM  é um festival internacional de artes integradas, não-competitivas, totalmente online e direcionado exclusivamente para a apresentações de trabalhos de artistas paulistas. Tem a realização da Cia. Apocalíptica e teve sua primeira edição, realizada em 2020, recebendo cerca de 90 inscrições.

Neste ano o FestFIM recebeu 676 inscrições de 83 cidades diferentes, se consolidando como o maior festival online de artes integradas do estado de São Paulo. O festival foi um dos ganhadores da Lei Aldir Blanc Estadual e acontece a partir do dia 29 março com 31 projetos, 130 horas de atividades, promovendo uma verdadeira maratona cultural online. 


 
Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia

Fale Conosco

Centro Andradina/SP
(18) 9975-27686 | (18) 9975-27686 | (18) 9975-27686
contato@docafeaohappyhour.com.br