Plantão
TECNOLOGIA

Jovens de Goiás que criaram chiclete para astronautas ganham prêmio da Nasa

Publicado dia 19/07/2019 às 19h08min
Equipe passou 11 meses desenvolvendo um chiclete com pimenta para ajudar astronautas que, com a gravidade reduzida, perdem olfato. A pimenta ajuda a devolver os sentidos.

São de Goiás os estudantes que conquistaram o direito de concorrer a um prêmio da Nasa, a Agência Espacial Americana. Na semana passada, o Jornal Nacional mostrou o invento deles que abriu caminho para essa disputa. E eles ganharam.

O anúncio deixou os alunos eufóricos. A competição foi no estado americano da Virginia Ocidental, onde fica a universidade da Nasa. Eram 70 equipes de 12 países. Os brasileiros venceram na categoria principal.

A equipe brasileira ainda está nos Estados Unidos. Os estudantes goianos chegam só na quarta-feira (17), mas a gente falou com eles antes e dar parabéns.

"Primeiramente, foi euforia e uma felicidade total, porque houve muito esforço, houve muito derramamento de suor para chegar até aqui", contou Kairo Gabriel, estudante de 16 anos.

A equipe de jovens cientistas desenvolveu um chiclete com pimenta para ajudar astronautas. No espaço, a sensibilidade do olfato diminui, por causa da gravidade reduzida. Os testes mostraram que o chiclete com o condimento desbloqueia as células do nariz e da boca. Assim, os alimentos voltam a ter cheiro e gosto.

“A gente espera que esse chiclete consiga chegar aonde a gente tem o objetivo desde o início que a gente criou, que é mandar ele para o espaço”, vibrou Ana Sofia Dourado, de 16 anos.

Os estudantes também esperam despertar o interesse de outros alunos pela ciência.

“Você é capaz de chegar muito longe, fazer coisas incríveis, viajar para outros países, criar ideias inovadoras. E, bem, o que a gente espera mesmo é que todos um dia lutem por um mundo melhor”, avaliou o estudante Miguel Silva Dutra, de 16 anos.

“Eu me sinto muito orgulhoso. Todo mundo aqui está muito orgulhoso. É um sonho que a gente conquistou”, contou o professor Flamarion Moreira.


OFERECIMENTO


                  

 
Fonte: Redação - Jornal Nacional

Fale Conosco

Centro Andradina/SP
(18) 9975-27686 | (18) 9975-27686 | (18) 9975-27686
contato@docafeaohappyhour.com.br