Plantão
CADERNO AGRO

EXCLUSIVO: Ministra Tereza Cristina se reúne com congressistas europeus na próxima semana

Publicado dia 08/10/2020 às 20h06min
Comitiva formada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e por deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) darão esclarecimentos sobre ‘reais’ informações da sustentabilidade do agro brasileiro

O braço político do agro brasileiro terá uma agenda importante na semana que vem. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) passarão a semana em Portugal para uma série de conversas com parlamentares europeus.

A notícia da viagem foi revelada ao Portal DBO pelo deputado federal (MDB-RS) Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Segundo ele, será a primeira missão internacional do agro pós-pandemia.

O objetivo do encontro é desfazer o mal entendido que está prejudicando o avanço do acordo entre os blocos Mercosul e União Europeia. Nessa quarta-feira (7/10), o acordo fechado no ano passado – e palco de uma negociação de 20 anos –, teve mais um capítulo tumultuado, com a exigência dos europeus de um comércio que passe pelo mesmo controle de qualidade, equivalência de leis trabalhistas e padrões de sustentabilidade da cadeia de produção de seu bloco.

“Isso é um jogo político e não uma olimpíada. Os europeus estão disputando por um espaço com um país como o Brasil, que vai alimentar 2 milhões de pessoas dentro de dez anos”, diz Moreira.

Segundo Moreira, é fato existir um temor de que os produtos do agro nacional se tornem cada vez mais competitivos nas terras europeias. Mas também estão entre as causas que minam o acordo a cada dia as inúmeras informações falsas que circulam no continente europeu.

O congressista brasileiro afirma que não vai ser trabalho fácil e que dependerá de um grande trabalho de recuperação de imagem, daqui para frente, não só do governo federal, mas de todo produtor brasileiro. O produtor ainda não botou na cabeça que a comunicação tem de fazer parte do custo de sua produção”, afirma Moreira.

 
Fonte: Fabio Moutinho - Revista DBO

Fale Conosco

Centro Andradina/SP
(18) 9975-27686 | (18) 9975-27686 | (18) 9975-27686
contato@docafeaohappyhour.com.br